Álcool em gel ficou "pegajoso" por causa do novo coronavírus



No início da pandemia, o álcool gel virou um item precioso e raro. Considerado importante para manter as mãos livres do novo coronavírus, era difícil de achar nas farmácias.


Depois de algum tempo, ficou mais fácil comprar o álcool gel. No entanto, ele estava diferente: com uma textura mais pegajosa. Por que? Segundo Antonio Geraldo dos Santos, farmacêutico industrial e conselheiro do Conselho Federal de Farmácia, isso pode ser consequência da falta de carbopol no mercado.


O carbopol é um polímero usado comumente na fabricação de produtos em gel. Sem ele, a textura do produto muda. “Outros agentes gelificantes estão sendo usados, que são derivados de celulose ou alguma goma que geralmente podem ser mais adesivas”, explica Antonio Geraldo dos Santos.


O farmacêutico orienta que, caso os consumidores identifiquem problemas de qualidade, entrem em contato com o serviço de atendimento ao consumidos da empresa para reclamar. Além disso, sinaliza que é importante notificar o caso para a vigilância sanitária.


“Não há nenhuma orientação para que haja mudança nas formulações do álcool gel. É importante, entretanto, que as empresas sigam as Orientações Gerais para Boas Práticas de Produção de Formulações Antissépticas Alcoólicas determinadas pela Anvisa e que esses produtos sejam adquiridos pelo consumidor em estabelecimentos devidamente constituídos e legalizados perante as autoridades competentes”, afirma.


Fonte: Yahoo

28 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram